top of page

Dicas para escolher as alianças perfeitas !


Decidir se casar é um grande passo. Um momento importante na vida do casal em que decidem de comum acordo dizer sim ao amor, a amizade, a cumplicidade. Dizer sim e segurar a mão do outro na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Muitos sonham com esse momento, o instante inesquecível em que se diz os votos e trocam as alianças. Um momento que muitos alegam que o tempo para e laço entre o casal é firmado. Então, nada mais justo do que te ajudar a escolher as alianças, um dos símbolos mais antigo de união e amor !

Mas primeiro, um pouco de momento cultura: para muitos o circulo representa uma forma que não possui fim. Escolheram essa forma cíclica para representar o amor contínuo e eterno. Se tem relato do uso das alianças na sociedade egípcia, hindu, grega. O uso delas na mão esquerda vem da época Romana. Acreditavam que no dedo anelar da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração. Durante a Idade Média, houve a popularização do seu uso junto a Igreja Católica. E hoje, diversas culturas usam como simbolo de fidelidade e união.

As alianças são joias que, normalmente, são usadas diariamente e por isso devem ser confortáveis e representativas. Alguns casais possuem alianças mas não usam de comum acordo, outros usam no colar. Mas não estou aqui para julgar como vai usar e sim te ajudar a escolhê-las.

Aliança Caminhos

Separei algumas dicas que achamos pertinentes para fazer essa escolha tão importante:

Vamos falar sobre valores ?

Está preparado ? Vou te contar uma coisa que pode fazer suas pernas tremerem. O ouro sofre variação de preço em relação a sua cotação. Ouro é dinheiro. É investimento. Ou seja, é caro. Desculpa ser tão dura nesse momento especial, mas preciso ser realista com você ! Alianças de ouro acabam sendo muito mais caras em relação aos mesmos modelos em prata, não se assuste qualquer grama conta no preço final. Então, aconselho a se programar, economizar, ver formas de pagamento caso queira uma ou as duas alianças em ouro.

Vocês vão querer usar alianças de noivado ?

Algumas pessoas compram esse tipo de aliança para pedir o(a) pretendente em casamento. E quando chega a tão esperada hora decidem se vão permanecer com elas ou se vão mudar. Em sua maioria, fazem um upgrade de material como, por exemplo, aliança de noivado em prata e de casamento o mesmo modelo em ouro. Mas também tem os que permanecem com as mesmas alianças por serem tão significativas para o casal.

Também, há os que compram o anel de noivado apenas para a noiva – normalmente um solitário. E quando chega a hora do casamento adiciona-se a aliança do casal.

Qual modelo mais representa o casal ?

Acho que essa é a parte mais difícil. Vocês têm que se apaixonar pelo modelo, até porque se vocês vão usar as alianças, vão vê-las toda hora !!! E vamos lá, elas não são como uma calça jeans que enjoou passa pra frente. Elas vão estar com vocês na praia, no trabalho, na festa. Então, é bom pensar bem no modelo que vai simbolizar o amor entre vocês. Devem pensar se buscam modelos mais tradicionais ou mais modernos. Modelos lisos, com texturas ou com formas não tanto convencionais.

Alianças Rochedos em Ouro

Agora, se vocês possuem estilos completamente diferentes e não conseguem chegar a um consenso, pensem em modelos parecidos ou até mesmo um modelo em metais diferentes que agradem os dois (um em prata e do outro em ouro).

Alianças Facetadas - Prata e Ouro

Quando forem escolher o modelo devem levar em conta as larguras das alianças (lembrando que quanto mais larga, mais metal, mais cara fica !) e o acabamento delas. No caso da Ripa, nós sempre optamos pelo acabamento escovado. Além de acharmos que valoriza mais as formas das nossas joias, esse acabamento é mais fácil pro próprio cliente fazer uma manutenção previa, já que damos uma esponja para passa na joia.

Sugiro que prove a aliança para vê-la na mão, sentir se está confortável, se tem que ajustar.

Muitos casais também gostam de gravar frases, letras, datas nas alianças. Então, deve decidir se vão querer algo gravado e ver com os designers se aquele modelo tem a largura necessária para gravar e quantos caracteres no máximo podem ter.

Agora, vamos para a escolha de materiais ?

As alianças podem ser feitas em: prata, prata oxidada, ouro amarelo, ouro branco, ouro rose.

Prata (Ag) - Metal nobre com tonalidade prateada. Na joalheria, usa-se em sua forma pura e também ligada como, por exemplo, prata 925, 950. Quando a prata entra em contato com alguns produtos químicos como enxofre, ozônio e gás sulfídrico por exemplo, ela ganha uma camada de sulfeto de prata, que nada mais é do que sua oxidação. Usamos o enxofre para oxidar a prata e deixá-la cinza chumbo. Esse recurso é muito bonito, porém, com o tempo necessita manutenção.

Ouro (Au) : quando extraído, possuí uma cor amarelo vibrante. É um metal denso, porém, é maleável. Para que ele tenha resistência e possa ser trabalhado, adiciona-se outras ligas para deixa-lo mais "duro". Quando falamos em ouro 18k queremos dizer que: ele possui 75% de ouro puro e 25% de outras ligas metálicas. A combinação dessas ligas fazem com que o ouro tenha colorações diferentes.

Ouro Amarelo, clássico na joalheria, é composto por uma liga de prata e cobre. Possui um tom de amarelo mais suave. Já o Ouro Rose possui o mesmo tipo de liga do amarelo, porém, usa o cobre em maior proporção, assim a torna-se mais rosado. Esse tipo de ouro é mais discreto e aproxima-se de alguns tons de pele. O Ouro Branco puro é levemente amarelado. Esse tom mais claro se dá por suas ligas serem compostas por prata e paládio, um metal tão nobre quanto o ouro. Alguns ourives também misturam à essas ligas o níquel. Para que a peça se torne mais prateada usa-se o banho de ródio branco para deixa a cor mais clara e uniforme.

Alianças Facetadas Slim

Alianças facetas slim em: prata, prata oxidada, ouro amarelo, ouro rose e ouro branco

Quero te apresentar aos três modelos de alianças da Ripa: facetada, rochedo e caminhos. Acredito que uma delas pode ser perfeitas para vocês !

Alianças Facetadas:

Temos três versões com larguras diferentes: a slim, a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

Alianças Rochedos:

Modelo mais clássico feito a partir de uma técnica usando o martelo.

Disponível em dois tamanhos de largura a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

Alianças Caminhos:

Modelo esculpido à mão remetendo os caminhos d'água e cascas de árvores.

Disponível em dois tamanhos de largura a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

Conheça nossas opções de joias para noivado e casamento.

Temos opções de aliança, abotoadura, brincos.

Bibliografia:

https://lapisdenoiva.com/aliancas-de-casamento/

https://www.reisman.com.br/blog/8-conselhos-para-escolher-as-aliancas-perfeitas/?gclid=EAIaIQobChMIv-vm1LuY4gIVi4eRCh1g-wpSEAAYASAAEgLgHfD_BwE

https://financaspessoais.organizze.com.br/saiba-como-escolher-a-alianca-de-casamento/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro

http://adorojoias.com.br/ha-muitas-cores-de-ouro-amarelo-palido-amarelao-branco-verde-rosa/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prata

-

137 visualizações0 comentário
bottom of page