Colocando a mão na massa com a Ripa - Veste Rio

October 30, 2017

 

 

Depois de participarmos como expositores e palestrantes, chegou a hora de darmos oficinas no Veste Rio. A quarta edição do evento aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, no Pier Mauá. Os temas das oficinas foram: sustentabilidade e moda. De forma que as marcas escolhidas para essa edição tinham como princípios o consumo consciente, o uso de recursos naturais com moderação,  a reutilização de materiais para aumentar a vida útil do objeto, a valorização do feito à mão, entre outros... Os visitantes do evento puderam se inscrever nas oficinas e conhecer um pouco mais do nosso ofício. 

 

 

 

Quando recebemos o convite para ministrar oficinas de acessórios de madeira, ficamos muito felizes mas também ficamos com receio de não conseguir passar nosso conhecimento em 1h 30 min e produzir algo sem usar qualquer equipamento que pudesse machucar. Logo colocamos o pé no chão e pensamos o que fazer nesse tempo. Depois de muitas conversas com amigos que têm experiências em dar cursos, resolvemos que seria interessante que a oficina resultasse em um produto final único, mas que pudesse ser customizado. E, é claro, usando madeira de reuso e colocando a mão na massa. 

 

Decidimos que ensinaríamos a fazer um colar. Mas não qualquer colar. Um dos nossos queridinhos: o Colar Três Ripas. Achamos que seria mais interessante a pessoa aprender a produzir um colar nosso e ter a oportunidade de passar por alguns de nossos processos: escolhendo as madeiras, furando, lixando e dando o acabamento. Além de ter essa experiência, os participante puderam customizar as peças usando fios diversos, tintas, canutilhos. 

 

Cada aluno recebeu uma ecobag com 3 lixas e uma máscara. Na mesa, poderia escolher 3 madeiras, um tipo de fio e se quisesse algum tipo de entremeio. Após a montagem do colar a pessoa poderia customizar ou não da forma que bem entendesse. 

 

 

 

 
Para nós, a experiencia de fazer essas oficinas foi gratificante e inspiradora. Resultou em peças incríveis. E queríamos compartilhar com vocês um pouco desses momentos.

 

 

Espero que tenham gostado e em breve vamos atualizar com novos vídeos e fotos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Transformando natureza em joia 

PARA APROXIMAR O HOMEM DA NATUREZA

Mídia | Eventos  | Manutenção e Dicas | Prazos de produção e de Envio |