Dicas para escolher as alianças perfeitas !

May 17, 2019

 Decidir se casar é um grande passo. Um momento importante na vida do casal em que decidem de comum acordo dizer sim ao amor, a amizade, a cumplicidade. Dizer sim e segurar a mão do outro na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Muitos sonham com esse momento, o instante inesquecível em que se diz os votos e trocam as alianças. Um momento que muitos alegam que o tempo para e laço entre o casal é firmado. Então, nada mais justo do que te ajudar a escolher as alianças, um dos símbolos mais antigo de união e amor !

 

Mas primeiro, um pouco de momento cultura: para muitos o circulo representa uma forma que não possui fim. Escolheram essa forma cíclica para representar o amor contínuo e eterno. Se tem relato do uso das alianças na sociedade egípcia, hindu, grega. O uso delas na mão esquerda vem da época Romana. Acreditavam que no dedo anelar da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração. Durante a Idade Média, houve a popularização do seu uso junto a Igreja Católica. E hoje, diversas culturas usam como simbolo de fidelidade e união. 

 

As alianças são joias que, normalmente, são usadas diariamente e por isso devem ser confortáveis e representativas. Alguns casais possuem alianças mas não usam de comum acordo, outros usam no colar. Mas não estou aqui para julgar como vai usar e sim te ajudar a escolhê-las. 

 

 

 

Separei algumas dicas que achamos pertinentes para fazer essa escolha tão importante:

 

 

Vamos falar sobre valores  ?

 

Está preparado ? Vou te contar uma coisa que pode fazer suas pernas tremerem. O ouro sofre variação de preço em relação a sua cotação. Ouro é dinheiro. É investimento. Ou seja, é caro. Desculpa ser tão dura nesse momento especial, mas preciso ser realista com você ! Alianças de ouro acabam sendo muito mais caras em relação aos mesmos modelos em prata, não se assuste qualquer grama conta no preço final. Então, aconselho a se programar, economizar, ver formas de pagamento caso queira uma ou as duas alianças em ouro. 

 

 

Vocês vão querer usar alianças de noivado ? 

 

Algumas pessoas compram esse tipo de aliança para pedir o(a) pretendente em casamento. E quando chega a tão esperada hora decidem se vão permanecer com elas ou se vão mudar.  Em sua maioria, fazem um upgrade de material como, por exemplo, aliança de noivado em prata e de casamento o mesmo modelo em ouro. Mas também tem os que permanecem com as mesmas alianças por serem tão significativas para o casal. 

 

Também, há os que compram o anel de noivado apenas para a noiva – normalmente um solitário. E quando chega a hora do casamento adiciona-se a aliança do casal.

 

 

Qual modelo mais representa o casal ? 

 

Acho que essa é a parte mais difícil. Vocês têm que se apaixonar pelo modelo, até porque se vocês vão usar as alianças, vão vê-las toda hora !!!  E vamos lá, elas não são como uma calça jeans que enjoou passa pra frente.  Elas vão estar com vocês na praia, no trabalho, na festa. Então, é bom pensar bem no modelo que vai simbolizar o amor entre vocês. Devem pensar se buscam modelos mais tradicionais ou mais modernos. Modelos lisos, com texturas ou com formas não tanto convencionais. 

 

 

 

Agora, se vocês possuem estilos completamente diferentes e não conseguem chegar a um consenso, pensem em modelos parecidos ou até mesmo um modelo em metais diferentes que agradem os dois (um em prata e do outro em ouro). 

 

 

 

 

Quando forem escolher o modelo devem levar em conta as larguras das alianças (lembrando que quanto mais larga, mais metal, mais cara fica !) e o acabamento delas. No caso da Ripa, nós sempre optamos pelo acabamento escovado. Além de acharmos que valoriza mais as formas das nossas joias, esse acabamento é mais fácil pro próprio cliente fazer uma manutenção previa, já que damos uma esponja para passa na joia. 

 

Sugiro que prove a aliança para vê-la na mão, sentir se está confortável, se tem que ajustar. 

 

Muitos casais também gostam de gravar frases, letras, datas nas alianças. Então, deve decidir se vão querer algo gravado e ver com os designers se aquele modelo tem a largura necessária para gravar e quantos caracteres no máximo podem ter. 

 

 

Agora, vamos para a escolha de materiais ?

 

As alianças podem ser feitas em: prata, prata oxidada, ouro amarelo, ouro branco, ouro rose.

 

Prata (Ag) - Metal  nobre com tonalidade prateada. Na joalheria, usa-se em sua forma pura e também ligada como, por exemplo, prata 925, 950. Quando a prata entra em contato com alguns produtos químicos como enxofre, ozônio e gás sulfídrico por exemplo, ela ganha uma camada de sulfeto de prata, que nada mais é do que sua oxidação. Usamos o enxofre para oxidar a prata e deixá-la cinza chumbo. Esse recurso é muito bonito, porém, com o tempo necessita manutenção. 

 

Ouro (Au) : quando extraído, possuí uma cor amarelo vibrante. É um metal denso, porém, é maleável. Para que ele tenha resistência e possa ser trabalhado, adiciona-se outras ligas para deixa-lo mais "duro". Quando falamos em ouro 18k queremos dizer que: ele possui 75% de ouro puro e 25% de outras ligas metálicas. A combinação dessas ligas fazem com que o ouro tenha colorações diferentes.

 

Ouro Amarelo, clássico na joalheria, é composto por uma liga de prata e cobre. Possui um tom de amarelo mais suave. Já o Ouro Rose possui o mesmo tipo de liga do amarelo, porém, usa o cobre em maior proporção, assim a torna-se mais rosado. Esse tipo de ouro é mais discreto e aproxima-se de alguns tons de pele. O Ouro Branco puro é levemente amarelado. Esse tom mais claro se dá por suas ligas serem compostas por prata e paládio, um metal tão nobre quanto o ouro. Alguns ourives também misturam à essas ligas o níquel. Para que a peça se torne mais prateada usa-se o banho de ródio branco para deixa a cor mais clara e uniforme. 

 

Alianças facetas slim em: prata, prata oxidada, ouro amarelo, ouro rose e ouro branco

 

 

 

Quero te apresentar aos três modelos de alianças da Ripa: facetada, rochedo e caminhos. Acredito que uma delas pode ser perfeitas para vocês ! 

 

 

Alianças Facetadas:

Temos três versões com larguras diferentes: a slim, a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

 

 

Alianças Rochedos:

Modelo mais clássico feito a partir de uma técnica usando o martelo.

Disponível em dois tamanhos de largura a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

 

 

Alianças Caminhos:

Modelo esculpido à mão remetendo os caminhos d'água e cascas de árvores. 

Disponível em dois tamanhos de largura a fina e a larga.

Materiais: prata ou ouro (amarelo, branco ou rose)

 

 

Conheça nossas opções de joias para noivado e casamento.

Temos opções de aliança, abotoadura, brincos.

Confira aqui !!!

 

 

Bibliografia:

 

https://lapisdenoiva.com/aliancas-de-casamento/

https://www.reisman.com.br/blog/8-conselhos-para-escolher-as-aliancas-perfeitas/?gclid=EAIaIQobChMIv-vm1LuY4gIVi4eRCh1g-wpSEAAYASAAEgLgHfD_BwE

https://financaspessoais.organizze.com.br/saiba-como-escolher-a-alianca-de-casamento/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro

http://adorojoias.com.br/ha-muitas-cores-de-ouro-amarelo-palido-amarelao-branco-verde-rosa/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prata

 

 

Please reload

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Transformando natureza em joia 

PARA APROXIMAR O HOMEM DA NATUREZA

Mídia | Eventos  | Manutenção e Dicas | Prazos de produção e de Envio |