top of page

Fashion Revolution


Não podemos negar que a cada dia mais as pessoas estão se questionando sobre as formas que consomem. Buscam saber mais sobre a marca, sobre os materiais utilizados, aonde são feitos e quem produzir. Muitos já começaram a mudar seus hábitos e passaram a consumir de pequenos produtores. Não digo só no âmbito da moda mas também em outros setores como, por exemplo, o da alimentação.

Mas estamos aqui para falar um pouco sobre um movimento específico que vem ganhando mais e mais força. Criado em 2013 depois de um acidente terrível em um fábrica em Bangladesh, o Fashion Revolution promove o questionamento sobre os hábitos de consumo. Esse movimento foi criado por um conselho global de líderes ligados à indústria da moda sustentável.

"A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência." (site: https://www.fashionrevolution.org/)

Segundo a co-fundadora Orsola de Castro, o que o movimento quer é que as pessoas se perguntem 'quem fez minhas roupas'. Ela acredita que isso fará com que as pessoas tomem consciência sobre os processos produtivos envolvidos para produção de uma roupa, desde o agricultor de algodão, passando pelo costureiro até chegar em uma loja.

Esse ano a Semana do Fashion Revolution acontece do dia 23 ao dia 29 de abril. O tema desse ano é "5 anos após Rana Plaza." - acidente em Bangladesh. Querem levantar uma reflexão sobre o que mudou nesses período e quanto a industria e a sociedade já caminharam e quanto ainda tem que caminhar. Varias cidades participam dessa iniciativa, então, procure nas redes sociais mais sobre os eventos, exposições, rodas de conversas que vão acontecer. Quem é do Rio de Janeiro pode conferir a programação aqui !!!!

Ripa | Designers: Mairê Ramazzina e Gabriella Real

"Nós que fazemos todas as joias da Ripa !!!"

Bibliografia:

https://www.fashionrevolution.org/

https://en.wikipedia.org/wiki/Fashion_Revolution

https://www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2017/04/How-to-be-a-Fash-Revolutionary_portuguese.pdf


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page