Uma nova revolução. Muitas técnicas foram criadas ao longos dos anos, outras foram aprimoradas como é o caso da impressão 3D. Ela foi criada há mais de 30 anos atrás usando a estereolitografia. Falei grego né? Então, é um processo aditivo que usa o laser como "catalizador" de uma resina especial, tornando essa matéria sólida. Hoje, há outras formas, outros materiais, outras tecnologias que podem ser usadas até mesmo dentro de casa.
A impressão 3D está cada vez mais acessível. Têm maquinas de todos os tamanhos com alta qualidade de impressão isso possibilitou a criação de produtos que antes eram impensáveis nas mais diversas áreas. Hoje, as maquinas que tem filamento de polímeros termoplásticos são as mais conhecidas. Mas também, têm as de cera, de gesso, metais, areia e por ai vai ...
Quando usamos a impressão 3D nas nossas peças, utilizamos uma maquina caseira de cera e de resina. Essa maquina é de um amigo nosso e ele que cuida das impressões, desde o processo de receber o arquivo até o deixar o material totalmente catalizado para poder ir para a fundição. Ele é um super parceiro, que só soma ao trabalho !!!
Mas a impressão só é possível porque modelamos um arquivo no computador. Hoje, há diversos programas para modelar objetos tridimensionais. Alguns mais paramétricos, outros que facilitam na hora de criar peças mais orgânicas. Eles auxiliam na hora de entender as formas, criar desenhos técnicos entre outras funções. O incrível é que funciona como qualquer produção: concepção, desenho de linhas bases, construção de superfícies, junções, cortes, até o produto final idealizado.
Não usamos o serviço de modelagem de terceiros. Nós que fazemos ! Isso é importante de ser dito porque o processo de criação é todo feito internamente. Cada um de nós modela melhor em um programa específico. Isso abre nosso leque de possibilidades. As ultimas peças da coleção Ofícios foram feitas a partir da modelagem 3D. Queremos mostrar um pouco desse universo e inspirá-los !!!
Comentarios